Psicologia das cores
O que é É o campo de estudo que analisa como as cores influenciam as emoções, percepções e o comportamento humano. Esta área explora como diferentes tons podem afetar nosso humor e principalmente nossas escolhas. A compreensão da psicologia das cores é essencial em diversas áreas, incluindo marketing, design, arte…
O que é
É o campo de estudo que analisa como as cores influenciam as emoções, percepções e o comportamento humano. Esta área explora como diferentes tons podem afetar nosso humor e principalmente nossas escolhas. A compreensão da psicologia das cores é essencial em diversas áreas, incluindo marketing, design, arte e até mesmo terapia.
História
O primeiro registro de estudos das cores data de 1666, quando Isaac Newton descobriu como separar a luz branca em diversas cores. No entanto, foi o poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe quem primeiro publicou o livro “Teoria das Cores”, em 1818.
Seus estudos, totalmente empíricos, afirmavam que as cores também dependiam da percepção da pessoa em relação ao objeto observado, e não apenas da quantidade de luz e do ambiente. Goethe comprovou que o preto do ponto de vista da psicologia humana, é uma cor, e não a ausência de cores, como defendiam os físicos.
Atualmente, com base nos estudos entendemos que nossa percepção do significado das cores é resultante de alguns padrões gravados em nosso inconsciente, do ambiente em que fomos criados e de construções culturais. Por isso, tendem a variar através dos tempos, culturas e pessoas.
Definição das principais cores
- Vermelho: Associado a energia, paixão, ação e excitação. Pode aumentar a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Estimula a fome e atenção.
- Azul: Simboliza calma, confiança e serenidade. Tem um efeito tranquilizante e é muitas vezes usado em ambientes corporativos
- Amarelo: Evoca otimismo, felicidade e energia. É uma cor estimulante que pode aumentar a atividade mental. Estimula sensações de alerta.
- Verde: Representa natureza, equilíbrio e renovação. Tem um efeito calmante e revitalizante.
Aplicação
- Marketing e Publicidade: As cores são usadas estrategicamente para atrair a atenção, comunicar mensagens de marca e influenciar decisões de compra.
- Design de Interiores: As cores de um ambiente podem afetar o humor e a produtividade. Por exemplo, escritórios muitas vezes usam tons de azul para promover a concentração e a calma.
- Psicologia e Terapia: Certas cores são usadas em terapias para ajudar a tratar distúrbios emocionais e mentais. A cromoterapia, por exemplo, utiliza cores específicas para equilibrar a energia do corpo.
E no designer de telas?
- Cores transmitem mensagens: Inconscientemente associamos determinadas cores à estados
- Cores incentivam cliques: Utilizamos cores que se destaquem e chamam atenção nos botões CTA (Call to action)
- Cores reforçam posicionamento de marcas: Utilizamos cores e seus significados para criar associações com a marca e ser ponto de reconhecimento
Nossa marca
As cores dominantes da marca Mainô são o azul e verde.
O azul cor que traz confiança e serenidade, hoje muito associado ao mundo da tecnologia e utilizado por diversas marcas do ramo.
O verde traz equilíbrio e renovação, representando o lado mais humano
Use as cores ao seu favor
A luz solar e as cores são fatores que têm uma influência significativa na saúde mental e no bem-estar. Estudos têm mostrado que a exposição à luz solar e a percepção de certas cores podem estar relacionadas à incidência de comportamentos suicidas e transtornos mentais (principalmente depressão e ansiedade).
Em geral, países frios tendem a ter taxas de suicídio mais altas do que muitos países quentes. Por exemplo, a Rússia e a Finlândia têm taxas de suicídio significativamente mais altas do que o Brasil e o México.
E sim, somos mais tristes e estressados em dias sem sol e ambientes com pouca luz. Cerque-se de luz solar e cores vibrantes!!